Brincar, Estudar e Ser Criança Combate ao Trabalho Infantil

Professora Sabrina Bogos dos Santos, 4º ano. Escola Professora Adelaide Thomé Chamma.

No dia 12 de junho, em comemoração ao Dia do Combate ao Trabalho Infantil, a professora Sabrina do 4° ano da Escola Professora Adelaide Thomé Chamma preparou uma aula especial para conscientizar seus alunos sobre a importância da proteção dos direitos das crianças.

A aula começou com a docente lendo o poema "O Direito das Crianças" de Ruth Rocha. Os alunos ouviram atentamente cada verso que enaltecia os direitos fundamentais de toda criança, como brincar, estudar e ser protegida. Este momento inicial foi crucial para sensibilizar os alunos sobre o tema que seria discutido ao longo da aula.

Após a leitura, a educadora aproveitou a oportunidade para explicar sobre a existência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ela falou sobre como o ECA foi criado para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, incluindo o direito à educação, à saúde, ao lazer e à proteção contra o trabalho infantil. Uma produção de texto coletiva foi escrita, com base no poema lido.

Para consolidar o aprendizado, propôs uma atividade prática e lúdica, um cartaz com um coração com mãos carimbadas de tinta com a frase no topo: “Esta mão é só para brincar” e outra ao centro: “Trabalho de criança não é brincadeira não!”. A música “Criança não trabalha” do Palavra Cantada foi ouvida e serviu como frase para a decoração do quadro.

Além disso, os alunos confeccionaram palitoches de cata-vento, símbolo do combate ao trabalho infantil. Cada criança recebeu um molde de cata-vento para colorir com as cores: azul, verde, vermelho e amarelo e depois fixaram no palito.

Ao final da atividade, a professora reuniu os alunos para uma roda de conversa. Muitas crianças falaram sobre a importância de estudar e brincar, enquanto outras mencionaram como é importante que todos os adultos protejam e cuidem das crianças. A mesma também entregou um gibi do MPT (Ministério Público do Trabalho) para cada criança, para leitura em casa, como forma de retomar a importância desse assunto.

Essa aula foi um exemplo claro de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na construção de uma sociedade mais justa e consciente, onde os direitos das crianças são valorizados e protegidos.





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