Mulher: símbolo de força, garra e resiliência

Professora Eliane Cristina da Silva, 5º ano A. Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma.

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma realizaram, com a professora Eliane Cristina, atividades variadas em comemoração à Semana da Mulher. Iniciaram com a apreciação de um documentário sobre a origem do Dia da Mulher,suas lutas e conquistas.

Feito isso, foi organizada uma conversação e reflexão sobre o tema. Os alunos puderam relatar falas e ações que já haviam presenciado, mas que, no momento, não supunham que denotava preconceito e nem entendiam o teor agressivo contra a mulher, pensando tratar-se apenas “brincadeirinhas”. Esses relatos oportunizaram a eles perceber que a discriminação, preconceito e violência, normalmente vem de forma escondida como numa brincadeira, que mágoa, prejudica e machuca.

Também de forma coletiva e participativa, realizamos a escrita de um texto de opinião sobre a importância do dia das mulheres. A docente ensinou aos alunos como produzir um segundo texto, este em forma de acróstico poético. Foram orientados a escolher uma mulher próxima deles e que lhes inspirassem a confeccionar um cartão com frases, desenhos e pinturas, além do texto acróstico individual.

A escolha foi variada. Mães, avós, tias, irmãs e professoras foram presenteadas com o cartão, sentindo-se amadas e muito especiais, segundo relato das crianças.

O estudo desse tema está sendo de grande relevância, despertou o interesse dos alunos a continuar pesquisando, buscando conhecimento e, principalmente, respeitando as mulheres e suas lutas diárias para conquistar seus direitos e um espaço valoroso na sociedade.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arqueólogos do Presente: Descobertas e Aprendizados no Mundo das Fontes Históricas!

Medidas sanitárias revogadas contra a covid e o controle da doença em PG são destaque no JM