Arqueólogos do Presente: Descobertas e Aprendizados no Mundo das Fontes Históricas!
Professora Sabrina Bogos dos Santos, 4º ano. Escola Professora Adelaide Thomé Chamma
No dia 05 de março, na Escola Professora Adelaide Thomé Chamma, a turma do 4º ano teve a oportunidade de desvendar o passado, em uma jornada interativa pelo tempo como pequenos historiadores. O objetivo era introduzir o conceito de história e fontes históricas de forma prática e participativa.
A aula começou com uma pergunta aos alunos sobre o que eles entendiam por história. As respostas variaram, mas todas demonstraram certo nível de interesse pelo tema. Em seguida, a educadora explicou sucintamente que história é o estudo do passado, destacando como as coisas eram antigamente e como as pessoas viviam.
Após essa introdução, foi a vez de apresentar o conceito de fontes históricas. A docente expôs que são documentos, objetos, fotos, mapas, entre outros, que ajudam a entender como era o passado. Os alunos se mostraram curiosos com a ideia de explorar essas fontes.
A parte principal da aula foi uma atividade prática. A professora distribuiu diversas fotografias antigas e objetos históricos, como câmeras, celulares antigos, vinis, fitas VHS, fitas cassete e toca discos, sobre as mesas dos alunos. A turma ficou encantada com a variedade de itens.
Quando tiveram a oportunidade de manusear os objetos históricos, foi como se estivessem tocando diretamente o passado. Observaram as câmeras antigas com fascinação, imaginando como era capturar momentos preciosos sem a facilidade dos smartphones modernos. Os vinis e fitas cassete despertaram curiosidade sobre como as pessoas ouviam música antigamente, enquanto o toca-discos os encantou com seu funcionamento mecânico.
Com entusiasmo, os alunos observaram atentamente e descreveram o que viam. A presença de um videocassete para reproduzir vídeos antigos da docente quando criança trouxe uma experiência ainda mais próxima do passado. Os alunos riram e se surpreenderam ao verem sua professora em uma época tão diferente, percebendo que o passado não está tão distante quanto imaginavam.
Após a observação e exploração das fontes históricas, a educadora fez perguntas para os alunos refletirem. Questões sobre se já haviam visto aqueles objetos antes, se conheciam sua utilidade e como imaginavam que eram usados no passado foram discutidas.
Ao fim da aula, a docente ficou satisfeita com o envolvimento dos alunos e sua compreensão da importância das fontes históricas. Espera-se que essa experiência os motive a explorar mais sobre o passado, deixando uma marca significativa em suas vidas.
No dia 05 de março, na Escola Professora Adelaide Thomé Chamma, a turma do 4º ano teve a oportunidade de desvendar o passado, em uma jornada interativa pelo tempo como pequenos historiadores. O objetivo era introduzir o conceito de história e fontes históricas de forma prática e participativa.
A aula começou com uma pergunta aos alunos sobre o que eles entendiam por história. As respostas variaram, mas todas demonstraram certo nível de interesse pelo tema. Em seguida, a educadora explicou sucintamente que história é o estudo do passado, destacando como as coisas eram antigamente e como as pessoas viviam.
Após essa introdução, foi a vez de apresentar o conceito de fontes históricas. A docente expôs que são documentos, objetos, fotos, mapas, entre outros, que ajudam a entender como era o passado. Os alunos se mostraram curiosos com a ideia de explorar essas fontes.
A parte principal da aula foi uma atividade prática. A professora distribuiu diversas fotografias antigas e objetos históricos, como câmeras, celulares antigos, vinis, fitas VHS, fitas cassete e toca discos, sobre as mesas dos alunos. A turma ficou encantada com a variedade de itens.
Quando tiveram a oportunidade de manusear os objetos históricos, foi como se estivessem tocando diretamente o passado. Observaram as câmeras antigas com fascinação, imaginando como era capturar momentos preciosos sem a facilidade dos smartphones modernos. Os vinis e fitas cassete despertaram curiosidade sobre como as pessoas ouviam música antigamente, enquanto o toca-discos os encantou com seu funcionamento mecânico.
Com entusiasmo, os alunos observaram atentamente e descreveram o que viam. A presença de um videocassete para reproduzir vídeos antigos da docente quando criança trouxe uma experiência ainda mais próxima do passado. Os alunos riram e se surpreenderam ao verem sua professora em uma época tão diferente, percebendo que o passado não está tão distante quanto imaginavam.
Após a observação e exploração das fontes históricas, a educadora fez perguntas para os alunos refletirem. Questões sobre se já haviam visto aqueles objetos antes, se conheciam sua utilidade e como imaginavam que eram usados no passado foram discutidas.
Ao fim da aula, a docente ficou satisfeita com o envolvimento dos alunos e sua compreensão da importância das fontes históricas. Espera-se que essa experiência os motive a explorar mais sobre o passado, deixando uma marca significativa em suas vidas.
Comentários
Postar um comentário