Alerta Dengue: Nossa Voz Contra o Mosquito

Professora Eliane Cristina da Silva, 5º ano A, Escola Professora Adelaide Thomé Chamma

No primeiro dia do mês de março, na Escola Professora Adelaide Thomé Chamma, a turma do 5º ano A, recebeu a proposta da professora para criar uma Patrulha de Combate à Dengue, com o objetivo das crianças identificarem e aprenderem a combater os focos do mosquito, responsável por transmitir doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A ideia foi mobilizar as demais turmas, profissionais da escola e a comunidade.

Iniciamos através de uma leitura do Jornal da manhã, que explica o aumento dos casos de dengue no Paraná e as ações que estão sendo realizadas em Ponta Grossa, que incluem a visita dos agentes de saúde nas residências para localizar e combater os focos do mosquito.

Aprendemos muito pesquisando em livros,jornais, revistas e internet sobre como combater e evitar que oAedes Aegyptibote seus ovos e aumente os contágios.

Foi iniciada a confecção de cartazes de conscientização utilizando cartolinas, recortes, imagens e frases pesquisadas e concluídas em casa com ajuda dos familiares, objetivando interação e compartilhar saberes.

Os cartazes retornaram à escola com muito capricho e cheios de informações, que foram utilizados na apresentação para as demais turmas junto com a música e coreografia da música "Zum, Zum, Zum Dengue".

Após compartilhar conhecimentos com a totalidade dos alunos e equipe docente, os alunos decidiram distribuir os cartazes, um em cada sala, outros foram expostos na escola e os demais estão sendo distribuídos à comunidade.

A professora ficou satisfeita com o envolvimento dos alunos e das famílias neste projeto que se iniciou. Espera-se que essa primeira experiência os motive a cuidar do ambiente onde vivem, não só como aprendizagem teórica, mas na prática eliminando focos diariamente.

Nossos "patrulheiros" terminaram a semana assistindo ao vídeo do Portal a Rede sobre os métodos para prevenir e principalmente aprofundar o tema, características e sintomas da dengue Zika e Chikungunya.

Fiscalizaram os arredores da escola e se comprometeram a fazer o mesmo em casa e demais locais onde acharem necessários, evitando a reprodução dos mosquitos.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher: símbolo de força, garra e resiliência

Arqueólogos do Presente: Descobertas e Aprendizados no Mundo das Fontes Históricas!

Higiene e saúde