Valorização de si e do outro

Professora Eliane Cristina da Silva, 5°ano A. Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma.

Os alunos do 5°ano A, da escola Adelaide Thomé Chamma, com o objetivo de desenvolver a criatividade e valorização de si mesmo e do outro. sob a orientação da professora Eliane Cristina da Silva,que adaptou Proposta do livro Atividades para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Pedi a ajuda das crianças para pesquisarem no dicionário, a palavra elogio e logo entenderem que quer dizer enaltecer uma pessoa ou a si mesmo. Desenhei no quadro uma flor e pedi que eles me elogiassem e fui escrevendo nas pétalas da flor os elogios. Perguntei se foi fácil elogiar a professora? E se seria fácil elogiar algum colega em sala? As respostas foram sim, claro, com certeza. Então lancei a pergunta: E elogiar a si próprio é fácil pra vocês?

Só uns três alunos responderam que sim, uma aluna esclareceu que na opinião dela é mais fácil os outros nos elogiarem. Um aluno chegou a responder que é arrogância se elogiar!Então eu perguntei: E falar do seu defeito é mais fácil ou do defeito do outro?A maioria respondeu: Do outro né professora!

Portanto neste momento senti a necessidade de acolhê-los e ajudá-los a entender sobre valorização de si mesmo e não apenas do outro. Desta forma expliquei que antes de conseguir amar, cuidar, gostar de outras pessoas é necessário e possível se amar, se cuidar,se respeitar a si mesmo.Dei o exemplo de quem cuida de uma pessoa doente,que precisa estar bem para poder cuidar do outro.E neste ponto da explicação percebi que eles tinham entendido o objetivo da aula.

Então orientei a atividade onde cada um recebeu uma flor, no meio escreveram seus nomes e em cada pétala um elogio para si mesmo. Compartilharam com muita vergonha no grande grupo. Após trocaram a suas flores com um colega,em dupla,realizaram a mesma atividade só que elogiando dessa vez um colega ao outro.

Por último cada dupla pode ler juntos seus elogios, colorir as flores e montar o painel em sala, na sexta-feira levaram as flores para casa a compartilhar com os familiares.

Observei durante a dinâmica, alunos com baixa estima que precisam de maior acolhimento e elogios,outros que só sabem ver o erro do outro, demoraram para pensar e encontrar um elogio para o outro, que exageram nos seus próprios elogios,a todos estarei ajudando a superação e compreensão de seus sentimentos,com mais propostas dinâmicas e significativas.










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