Sensibilização para vacinação infantil

AUTORA
Professora Eliane Cristina da Silva, 4° ano A

Os alunos de 4º ano da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma, em Ponta Grossa, sob orientação da professora Eliane Cristina da Silva, criaram gráfico, cartazes e produziram texto coletivo, com o intuito de incentivar os pais e os demais alunos sobre a importância da vacinação contra a Covid 19.

A ideia surgiu a partir da Leitura do Jornal da Manhã, realizada semanalmente e que é sempre seguida pela escolha, feita pelos alunos, de uma das matérias do jornal, após o estudo os alunos são incentivados a produzir textos de variados gêneros.

Nessa semana os educandos escolheram, no jornal do dia 15/06/22, a notícia "vacinação" que informa sobre a abertura de agendamento, para a vacinação contra a Covid 19, voltada para crianças de 5 a 11 anos. Constatamos que muitos alunos não sabiam, como ocorria o agendamento da vacinação, com isso foi feita uma orientação sobre os passos para se fazer o agendamento.

Com ajuda dos pais, foi realizado um levantamento, constatando quantos alunos, já tomaram a primeira ou segunda dose de vacina, quais ainda não tinham tomado a vacina, quais pais se recusaram a vacinar seus filhos e quais foram os motivos para os casos de recusa. Com essas informações, um gráfico foi feito e a partir dele, foi constatado que nossa contribuição social seria realizada, com uma campanha envolvendo a escola e os alunos.

O objetivo principal da campanha, seria conscientizar para não esquecer e não se ter medo ou receio sobre a vacinação. Num primeiro momento, realizou-se a leitura da notícia do Jornal da Manhã e do texto coletivo de gênero opinião, produzido pelos alunos, a manifestação foi feita no microfone da escola, para que todas as turmas pudessem ouvi-la. Essa leitura ressaltou a importância de não se ter medo da vacina da covid-19, pois sua eficiência foi comprovada cientificamente e embora não seja obrigatória, é uma proteção extra contra a pandemia, que ainda não acabou.

Cartazes incentivando o agendamento e a vacinação, foram confeccionados pela turma e expostos nos portões de entrada da escola, essa ação, voltada para os pais e comunidade, buscou cumprir o papel social da escola, que vai além de aprender conteúdos para si, mas também contribuir para o bem estar social.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arqueólogos do Presente: Descobertas e Aprendizados no Mundo das Fontes Históricas!

Mulher: símbolo de força, garra e resiliência

Medidas sanitárias revogadas contra a covid e o controle da doença em PG são destaque no JM