MINHOCAS: Rainhas da decomposição
Professora Janete Wilczak Hurko, 4º ano B. Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma
Durante o mês de abril, ao trabalhar uma sequência didática com o gênero textual “Diário”, através de um vídeo apresentado pela professora de Língua Portuguesa, os alunos do 4ºB puderam conhecer a história “O diário de uma minhoca”, de Doreen Cronin, onde entre tantas informações interessantes e as vantagens e desvantagens de morar debaixo da terra, o personagem principal “A minhoca” registra seu dia a dia de uma minhoca adolescente em seu diário. O interesse dos alunos foi despertado de tal forma que já não bastava mais fazermos um diário individual, o qual também foi feito, mas sim pesquisar mais a fundo sobre esse personagem tão encantador, só que agora na nossa vida real. Foi então que, orientados pela professora, os alunos foram organizados em duplas ou trios, e assim, utilizando os recursos disponíveis na escola, e o notebook da professora, todos puderam realizar a pesquisa e coletar as principais informações sobre as minhocas, tais como: classificação, raças, a importância das minhocas para o meio ambiente, sistema respiratório, curiosidades, principais características... Após todo esse processo era hora de colocar a mão na terra e literalmente procurar minhocas pelo quintal e jardim da escola afim de montar o minhocário da turma.
A experiência foi proveitosa, pois os alunos encontraram vários tamanhos de minhocas, e juntamente, com as minhocas que alguns alunos conseguiram trazer do próprio quintal de casa, conseguimos montar o minhocário. Depois dessa experiência ao ar livre, chegou a hora de reunir todo o material estudado, todas as informações obtidas e, com o minhocário pronto, realizar através de uma apresentação de toda a turma, as informações coletadas nas pesquisas da internet. Todo o material foi reunido e construído um cartaz para ficar exposto na sala demonstrando o trabalho realizado pelos alunos.
Todo esse trabalho realizado, vindo através de uma história infantil, a qual despertou nos alunos a curiosidade de saber mais, de ir atrás dessas informações, de “colocar a mão na massa”, ou na terra, procurando minhocas, construindo o minhocário, realizando apresentação desse trabalho pra toda a turma, compartilhando conhecimentos, contribuiu muito para que os alunos percebessem na prática, como ir em busca do conhecimento é gratificante, pois é algo que jamais será tirado deles, e perceberam que a internet sendo utilizada corretamente como ferramenta de pesquisa pode proporcionar transformações em seus estudos e na construção do conhecimento.
Durante o mês de abril, ao trabalhar uma sequência didática com o gênero textual “Diário”, através de um vídeo apresentado pela professora de Língua Portuguesa, os alunos do 4ºB puderam conhecer a história “O diário de uma minhoca”, de Doreen Cronin, onde entre tantas informações interessantes e as vantagens e desvantagens de morar debaixo da terra, o personagem principal “A minhoca” registra seu dia a dia de uma minhoca adolescente em seu diário. O interesse dos alunos foi despertado de tal forma que já não bastava mais fazermos um diário individual, o qual também foi feito, mas sim pesquisar mais a fundo sobre esse personagem tão encantador, só que agora na nossa vida real. Foi então que, orientados pela professora, os alunos foram organizados em duplas ou trios, e assim, utilizando os recursos disponíveis na escola, e o notebook da professora, todos puderam realizar a pesquisa e coletar as principais informações sobre as minhocas, tais como: classificação, raças, a importância das minhocas para o meio ambiente, sistema respiratório, curiosidades, principais características... Após todo esse processo era hora de colocar a mão na terra e literalmente procurar minhocas pelo quintal e jardim da escola afim de montar o minhocário da turma.
A experiência foi proveitosa, pois os alunos encontraram vários tamanhos de minhocas, e juntamente, com as minhocas que alguns alunos conseguiram trazer do próprio quintal de casa, conseguimos montar o minhocário. Depois dessa experiência ao ar livre, chegou a hora de reunir todo o material estudado, todas as informações obtidas e, com o minhocário pronto, realizar através de uma apresentação de toda a turma, as informações coletadas nas pesquisas da internet. Todo o material foi reunido e construído um cartaz para ficar exposto na sala demonstrando o trabalho realizado pelos alunos.
Todo esse trabalho realizado, vindo através de uma história infantil, a qual despertou nos alunos a curiosidade de saber mais, de ir atrás dessas informações, de “colocar a mão na massa”, ou na terra, procurando minhocas, construindo o minhocário, realizando apresentação desse trabalho pra toda a turma, compartilhando conhecimentos, contribuiu muito para que os alunos percebessem na prática, como ir em busca do conhecimento é gratificante, pois é algo que jamais será tirado deles, e perceberam que a internet sendo utilizada corretamente como ferramenta de pesquisa pode proporcionar transformações em seus estudos e na construção do conhecimento.
Comentários
Postar um comentário